Sete homens da Força Aérea Brasileira, mais precisamente do Esquadrão de Demonstração Aérea - EDA mostraram o que há de mais perfeito na combinação de movimento, velocidade, técnica e sutileza!
UM POUCO DE HISTÓRIAA Esquadrilha da Fumaça fez sua primeira apresentação em 14 de maio de 1952 utilizando aviões North American T-6 Texan, modelo de avião que utilizou até 1977. Por um breve período, de 1968 a 1972, foram utilizados jatos franceses Aeropastiale CM-170-2 Fouga Magister, designados T-24 na FAB, que se mostraram inadequados às condições brasileiras. A Fumaça interrompeu sua apresentações em 1977, mas retornou em 8 de dezembro de 1983 utilizando aviões Neiva Universal T-25, logo substituídos por modernos Embraer EMB-312 Tucano. Participou dos eventos aéronáuticos de Dayton, nos Estado Unidos, talvez o mais importante da categoria. Os membros da esquadrilha permanecem 4 anos em atividade e depois são transferidos para outra unidade. Sua base atual é na Academia da Força Aérea em Pirassununga, SP.
A PALAVRA É INTEGRAÇÃOA finalidade dessas exebições de acordo com a EDA é aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.
PREVISÃONa tarde do dia 25 de novembro, uma quarta-feira, às 16 horas, no Jardim Beira Rio, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, em Itabuna, única cidade do interior baiano incluída no roteiro desta temporada. A apresentação mobiliza oito aeronaves T-27 Tucano -uma delas de reserva-, com o apoio de um C-105 do 1º Esquadrão do 15º Grupo de Aviação, Esquadrão Onça, que vem realizando exibições no Nordeste e em Salvador. A demonstração terá duração média de 30 minutos, com a exibição de 24 sequências de manobras, 55 acrobacias radicais, narradas por um locutor em todos os detalhes. Itabuna é a segunda cidade baiana, depois de Salvador, com apresentação confirmada nesta temporada.
E ACONTECEUAs melhores lentes em:
- São Salvador
- Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário